Cursos Online Atividades para Maternal Cursos Online Cursos Pedagógicos
Cursos Online Atividades para Berçário

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Especial para Maternal e Berçário

Oi gente!!!

Estou aqui para postar o Especial para o Maternal e Berçário, muitos foram os pedidos e logo logo estarei colocando mais novidades, prometo!!! Postei novas dicas para trabalhar com o Berçário, confiram AQUI.


Bjocas!

Reciclando Tubos de Papelão

Oi gente!!!

Pra quem está procurando ideias maravilhosas e originais para decorar a sala de aula este ano, anota aí algumas dicas... todas com reciclagem de tubo de papelão. Estes tubos são facilmente encontrados em lojas de tecido, malharias e fábricas de camisetas. E são muito úteis!!! Eu costumo sempre pegar todos que encontro pela rua e guardar, fica aí a dica!!!

Estas almofadas são muito lindas e fáceis de fazer... para fazer basta unir vários tubos cortados no mesmo tamanho e pintados com antecedência com fita ou cola. Aplique sobre os tubos já pintados detalhes super coloridos... DICA: estas almofadas também podem ser feitas com macarrão de piscina, fica mais macio. Arremate com tiras coloridas de EVA.


Uma gracinha o painel para expor os trabalhinhos... junte vários tubos coloridos com cola de contato (de um metro mais ou menos) e arremate com tiras de EVA. Sobre o mural coloque ganchos, prendedores ou outro material que permita expor imagens ou trabalhinhos...

Cabide - Pra fazer você vai precisar somente de cordão ou corda para pendurar o canudo já pintado com antecedência. Depois é só colar um desenho feito em EVA pra ficar ainda mais fofo.

E que tal uma lousa gigante para sua sala? Pra fazer você vai precisar de uma bola para fazer a cabeça do boneco e detalhes em EVA. O tubo, que é o corpo do boneco, fica preso sobre uma base com peso. Pra fazer a lousa use um papel grande que pode ir desenrolando, conforme as crianças vão usando.

Já, já mais ideias inovadoras pra sua sala de aula. Todas as dicas são da revista Maestra Jardinera.

Atividades para trabalhar com Maternal

Vai trabalhar com Maternal? Não tem ideia de como começar? Bom aqui vão algumas dicas... se alguém se interessar eu tenho muito mais aqui, é só deixar um recadinho dizendo do que precisa...
No maternal, trabalhamos muito o corpo da criança e sua relação com o meio, portanto, tudo tem que ser bastante colorido e de tamanho maior. A relação dela com o mundo é bastante tátil, tem que usar o toque. A visão também é muito importante, ela não consegue assimilar conceitos sem a experimentação. Olhar e pegar esse é o segredo da aprendizagem nessa idade. Teria muito mais a falar sobre essa idade mágica, mas eu prefiro começar já a postar as atividades e partir para a prática.
  • GRAVANDO ANIMAIS - Descobrir na comunidade da escola, lugares onde tenham animais (gatos, galinhas, cachorros, pássaros...) Munidos de uma câmera e um gravador, professora e crianças saem em uma excursão pelo bairro para registrar em vídeo e som dos animais.
  • EU SOU O ARTISTA - Enquanto eles cantam ou conversam, a professora grava e depois ouvem, com os pais as gravações...
  • MONTANDO LIVRO TÁTIL - Retângulos de cartolina de 21X28 cm. Fura com furador as 8 páginas e une-as com uma fita. Em cada página, cole um material diferente ( Massinha de lacinho, esponja,botão, clips, papelão corrugado, lã, palito de fósforo...) Faça uma bela capa, use vários livros com materiais diferentes. Pode fazer em duplas.
  • CAIXINHA DO TATO - Pode ser feita de papelão ou de madeira. Cole: (arroz, lixa de carpinteiro, tampinha de garrafa, bandejinha de isopor, TNT, papel de presente, areia, papelão corrugado.
  • IMITANDO A VIDA REAL - Encenar cenas do cotidiano, usando recursos concretos. Ex: BANHO: banheira, toalha, sabonete, cotonete, escova de dente... CURATIVO: bandaid, gase, soro, creme hidratante imitando a pomada, espátula de madeira, esparadrapo...
  • RASGAR PAPÉIS NA BACIA - Usar uma grande bacia e todos os alunos na volta dela. Folhas de jornal para que eles rasguem e coloquem dentro da bacia. Esse papel pode ser aproveitado para fazer papel reciclável. Desse papel reciclável pode-se fazer pequenas figuras de papel machê.
  • TATO COM OS PEZINHOS - Use a mesma ideia do livro, porém bem maior e cole: canudos, plástico bolha, tecido peludo... As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal... para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta, etc.
  • PLÁSTICO BOLHA - Use para que os pequeninos caminhem em cima, vai ser o máximo!
  • GELATINA COM BRINQUEDOS - Numa bacia grande coloque vários objetos (carrinho, bonequinha, bolinhas, pecinhas...) Depois faça gelatina nessa bacia. Com a gelatina firme, cada aluno deve pegar um objeto do fundo da bacia, no calor é muito divertido. Não se esqueça de fazer mais gelatina em copinhos para eles comerem depois da atividade. (Você pode substituir a gelatina por maisena com água, como na piscina do Gugu...)
Fonte: Escola sem Mimeógrafo. Amuuuu!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fichas de identificação para cadernos 2

Olá!!!

Eu já tinha postado algumas fichas de identificação aqui no blog. Agora estou postando outras, para inovar ainda mais as suas atividades! Estão uma gracinha, ótimas pra trabalhar com maternal e berçário.






Créditos da imagens para a revista Maestra Jardinera.
Veja também: Fichas de identificação para cadernos 1